domingo, 4 de agosto de 2013

O papel dos pais na criação de um filho autista





Olá amigos, tudo bem? 

Eu quando estive grávida fiz amizades lindas. Um pequeno grupo de mamães que fazia parte se uniram e criaram um site o  "Amigas de Barriga". Eu contribuo quando posso enviando alguns textos sobre criação de crianças, minhas experiências e hoje contribui com um texto sobre autismo.

Vocês podem acessar o site do Amigas de Barriga clicando aqui. Há vários assuntos que vão interessar mamães e papais.

Abaixo segue o meu texto que foi publicado no site:

O papel dos pais na criação de um filho autista


Na época que se aproxima o dia dos pais, é comum falarmos no “pai herói”, que o pai é o primeiro herói na vida de um filho.

Hoje não vou falar do ‘pai herói’ e sim da ‘mãe herói’.

Tenho um irmão autista. Ele pouco fala, é dependente para tudo: fazer higiene pessoal, se vestir, ir à rua (precisa sempre ter alguém o acompanhando), etc. Meu irmão não é um autista gênio, aquele que decora listas de telefones e faz contas complicadas de cabeça, muito menos é um grande compositor ou artista. Luizinho, o Inho, é um o que chamamos de autista grave ou autista severo. Hoje Inho está com 30 anos. É um jovem adulto dentro do espectro autista que tem não só um “pai herói” como uma super mãe.
Mas, afinal, o que é o autismo? O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano, que se manifesta geralmente antes dos três anos de idade, caracterizando-se por desvios qualitativos na comunicação, uso da imaginação e interação social. No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.
Você, querida leitora, planeja uma gravidez com seu marido. Compra tudo do bom e do melhor (dentro de suas posses), prepara chá de bebê, caminha, quartinho, toda aquela fofura. Pré Natal tudo ok. Bebê nasce, festa, alegria, presentes…
Com o passar do tempo, você percebe que seu bebê não olha no olho, não atende ao chamado do nome. Na festinha de aniversário ele não olha para o bolo, não apaga a vela, não bate palmas e não imita outras crianças. Parece “surdo”. Parece não escutar a nada. Parece destemido e sem noção do perigo… Sinal vermelho. Algo não está bem. Que fique claro, não quero causar pânico em ninguém caso o filho de alguma leitora apresente alguma dessas características, somente um profissional habilitado, pode diagnosticar o autismo.
Como aceitar que aquele serzinho de luz, lindo e fofo tem algo diferente? Como acreditar que ele é uma pessoa especial? É aqui, nesse exato momento entre a descoberta de que algo não está bem e o diagnóstico preciso, é que nascem mãe e pai heróis.
Ora , por que você enfatizou a “mãe herói” Cris, já que citastes o pai herói também?
Simples, a mãe é a primeira pessoa que o filho tem contato desde a barriga. A mãe é a mão que o amparará, que o protegerá, que o guiará desde sempre. Não digo que o pai não faça o mesmo, mas a mãe é a primeira pessoa. O ditado popular diz “mãe é mãe” e ela sempre, sempre terá orgulho de seu filho.
Essa mãe é herói porque precisará cuidar do seu filho especial, da casa, trabalhar fora (muitas até não consegue mais por conta da rotina do filho), cuidar da terapia, enfim, de um mundo novo e desconhecido que se abre para ela. Não digo que o pai não ajude, mas o filho é a extensão do corpo dessa mãe e ele, sabendo disso, se sentirá mais aconchegado no seu colo, na sua compreensão, no seu amor.
Mãe herói que terá que administrar o tempo, que terá que ser herói para defender seu filho especial bem como seus irmãos do preconceito, do olhar indiscreto das pessoas ao ver sua criança especial, do olhar de repreensão quando vê aquela criança “fazendo birra” que na verdade é uma crise e não falta de educação.
Meu irmão tem sorte. Apesar de pais separados, tanto minha mãe quanto meu pai são heróis, o defendem, o protegem e lhe dão o essencial: amor. Cada pequena conquista é um grande orgulho não só a meus pais como a mim também.
O autista tem um longo caminho pela frente como mostra a figura que ilustra essa postagem, e o orgulho que a mãe sente de seu filho é o diferencial, é o combustível que o guiará e o amparará para o resto da vida. Por isso aplausos às várias mães heróis que existem no mundo!
Caso queiram ler mais sobre autismo, tenho um blog que atualizo sempre que tenho tempo.
A você mãe, pai, herói meu abraço e meu carinho. Que Deus abençoe vocês.








Nenhum comentário:

Postar um comentário