quarta-feira, 27 de junho de 2012

AOS SENHORES RESPONSÁVEIS PELA APROVAÇÃO DO PL 1631/11




Prezados senhores:

Eu, assim como os demais pais, parentes, amigos dos autistas, suplicamos pela aprovação da PL 1631/11 que beneficiará os autistas de todo o Brasil.

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano, que se manifesta geralmente antes dos três anos de idade, caracterizando-se por desvios qualitativos na comunicação, uso da imaginação e interação social. Temos do autista leve ao grave, sendo que o “leve” muitas vezes pode freqüentar a rede regular de ensino, sendo que o autista grave necessita de escola especializada para lhe acolher.

Caso algum dos senhores não saibam, há uma estimativa de que existam em torno de dois milhões, eu disse DOIS MILHÕES de pessoas dentro do espectro autista que serão beneficiadas com a aprovação deste projeto de lei.

O citado projeto de lei beneficiará esses dois milhões de pessoas que estão dentro do espectro autista, e, certamente, demais crianças que nascerão e irão sofrer do mesmo transtorno. Atualmente não há cura para o autismo e nem prevenção.

Sou irmã de autista adulto, de 29 anos de idade e atuante na causa autista no RS e acompanho o movimento autista em todo o Brasil.

Na minha infância acompanhei meu irmão, autista grave, que não fala, precisa sempre ter alguém que lhe faça a higiene, calce seus sapatos, vista a sua roupa. Meus pais pagaram por atendimento multidisciplinar, após muito peregrinar, conseguiram atendimento em escola especial na rede pública, sendo que nem todos os autistas conseguem vaga. Há muito mais autistas que vagas nas escolas especiais.

É necessário que o PL 1631/11 seja aprovado e que essa aprovação seja urgente! Eu acompanhei desde criança meu irmão e demais autistas, pois faço parte de uma associação de pais de autistas do RS, onde conheci autistas que precisavam ser alimentados na boca, que usavam fraldas, situação essa muito diferente dos autistas “gênios” que a mídia mostra, que mostram os filmes, razão pela qual, alguns dos senhores que possam ter assistido algum desses filmes se perguntem “Por que uma lei a beneficiar autistas, se eles são gênios?” 

Saibam os senhores que todos os autistas, do bebê ao autista idoso, do leve ao grave, necessitam de acompanhamento médico, odontológico, multidisciplinar especializados e de forma contínua. A falta de atendimento faz com que os mesmos não apresentem melhoras. Há muitas famílias com mais de um filho autista, há famílias pobres que não tem nem como colocar comida na mesa, como vão pagar os caros tratamentos na rede privada?

Outro ponto importante a ser salientado, é que é necessário uma lei que assegure o futuro do autista que perca sua referência familiar, que fique órfão. Não, não pense os senhores que falo em residência assistida para abandonar meu irmão a sua própria sorte quando lhes faltar os pais. Posso eu, irmã, hoje com 32 anos, morrer antes do meu irmão e nosso irmão mais novo também morrer antes dele, quem cuidará o Luizinho? Quando falo em residência assistida, não falo em orfanato e nem em asilo. Falo em um local onde possam morar, se alimentar e seguir com seu atendimento multidisciplinar de forma contínua.

Todos os autistas têm direito a tratamento digno, atendimento médico, odontológico com prioridade, uma vez que não sabem esperar, necessitam passar a frente, necessitam de profissionais preparados para atender, receber a família e orientar a mesma em caso de crises comportamentais que são comuns a alguns autistas.

Não sou mãe de autista, sou irmã, e suplico para que os senhores atendam meu pedido e de todas as famílias de autistas do Brasil: a aprovação do PL 1631/11.

Obrigada!

Cristina Maggessi